Sexta, 25 de Abril de 2025
16°C 21°C
Cafelândia, PR
Publicidade
Anúncio

Com navegador cirúrgico, HU-UEPG ganha mais tecnologia para cirurgias ortopédicas

O HU-UEPG é referência em cirurgias ortopédicas pelo SUS na região dos Campos Gerais. Isso gera uma demanda muito grande de procedimentos, desde o...

Julio Sprestes
Por: Julio Sprestes Fonte: Secom Paraná
16/04/2025 às 09h41
Com navegador cirúrgico, HU-UEPG ganha mais tecnologia para cirurgias ortopédicas
Foto: Tierri Angeluci/UEPG

Com foco em atualizações constantes em seu parque tecnológico, os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU) investem pesado na melhoria dos atendimentos 100% SUS realizados. A novidade mais recente é um navegador cirúrgico para cirurgias ortopédicas. O equipamento foi utilizado pela primeira vez na última quarta-feira (09).

O HU-UEPG é referência em cirurgias ortopédicas pelo SUS na região dos Campos Gerais. Isso gera uma demanda muito grande de procedimentos, desde os mais simples até os mais complexos, nos quais entram o navegador cirúrgico. Quem realizou as cirurgias com o novo equipamento foi o médico Aramis Azevedo. Especialista em cirurgia do joelho, ele fez duas artoplastias totais (procedimento que substitui a articulação do joelho por uma prótese).

“Durante o procedimento cirúrgico, o navegador é capaz de captar informações anatômicas do paciente e dos instrumentos cirúrgicos. Todas essas informações são captadas pelo computador, processadas e então devolvidas ao cirurgião em tempo real, oferecendo uma precisão ainda maior em toda a cirurgia”, conta.

“Quando falamos em prótese de joelho, normalmente estamos acostumados com a cirurgia convencional, na qual não temos o auxílio de um computador no intra-operatório para realizar esses cálculos e medições. Isso tudo é feito no planejamento pré-operatório e com o uso de guias durante o procedimento cirúrgico. A vantagem da navegação é a precisão milimétrica do procedimento, levando em consideração a individualidade de cada paciente”, exemplifica.

O chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia dos HU-UEPG, Daton Berri, afirma que o navegador tem a função de orientar o cirurgião em casos mais complexos, evitando situações indesejadas, sendo sua ideia aprimorar a qualidade da artroplastia e não reduzir o tempo cirúrgico.

“Não há como negar que a prótese navegada de joelho tende a oferecer resultados que são ainda mais precisos, contribuindo para que se tenham melhores resultados. É uma abordagem que acaba se tornando uma excelente alternativa, conferindo uma precisão muito maior para o médico, principalmente em casos mais graves”, diz.

"O Hospital Universitário tem em seu DNA a busca pela excelência. O serviço de ortopedia conta com uma equipe extremamente capacitada e o HU oferece todos os recursos para que nossos pacientes tenham um atendimento de qualidade ímpar na região com materiais especiais e tecnologias que não deixam nada a desejar em comparação a qualquer serviço privado”, complementa.

O aparelho se soma a uma série de novidades na estrutura. No ano passado, o HU-UEPG recebeu equipamentos de ponta para exames, como um novo tomógrafo e raio-x. Também houve uma ampliação dos serviços com o equipamento de hemodinâmica. O centro cirúrgico ainda recebeu novos equipamentos, com os arcos e focos cirúrgicos que são utilizados em vários procedimentos.

A diretora-geral dos HU-UEPG, Fabiana Postiglioni Mansani, destaca que o investimento aconteceu por meio do projeto ProHU, aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. “A tecnologia está muito presente na área da saúde e é importante de se fazer as renovações e as aquisições de equipamentos de ponta para que os nossos HUs possam continuar com um atendimento de excelência. E isso para realizar um melhor prognóstico para os nossos pacientes, principalmente nas questões mais de urgência e emergência, no trauma, no politrauma, no qual somos referência”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários